Skip to content

Brasília

Céu claro
  • Céu claro
  • 29 °C
  • Umidade relativa: 33 %
  • Vento: South-Southwest, 5 nós
Atualizado em:
1 setembro, 2014 - 19:00

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Endereço
Estádio Mané Garrincha
Setor de Recreação Pública Norte, Brasília, DF

A obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha alcançou 87% de finalização em 2012 e segue em ritmo acelerado. Em dezembro, foi concluída com sucesso uma importante fase da cobertura: o big lifting. A etapa – que consiste no içamento dos 48 cabos permanentes de sustentação da estrutura, cada um deles com 10cm de diâmetro – foi realizada em tempo recorde entre os estádios da Copa do Mundo de 2014. Foram sete dias de trabalho para erguer aproximadamente 6,5km de cabos. Em outros estádios com modelos de cobertura similares, o procedimento chegou a durar 60 dias.

A etapa foi uma das mais delicadas da obra. O içamento foi realizado por 48 macacos hidráulicos posicionados no anel de compressão – feito de concreto e com cerca de 1km de circunferência. Os macacos ergueram os cabos de forma automatizada para garantir a geometria circular, além da sincronia e da precisão necessárias. No fim do procedimento, os cabos foram fixados nas 48 placas-base acopladas ao anel de compressão.

A cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é uma das inovações tecnológicas que a obra exibe. Funcionando como sistema de "roda de bicicleta invertida", ela é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas e revestida por uma membrana de 90 mil m². Atualmente, está em andamento a montagem das treliças. A última etapa será a colocação da membrana, que cobrirá os cerca de 71 mil assentos do estádio.

Ecoarena – O estádio caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ― entregue após a conclusão da obra ― é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Hoje, nenhum estádio de futebol no mundo possui o selo Platinum.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal.

Multiuso – O estádio terá assentos marcados e retráteis, a uma distância inicial de apenas 7,5m do campo de futebol. Este, por sua vez, foi rebaixado 4,8m de sua altura original, permitindo maior visibilidade para todo o público.

Construído como arena multiuso, o estádio é adaptado para a realização de grandes eventos nacionais e internacionais. A arena passará por licitação para que uma empresa especializada em entretenimento a administre e garanta um calendário de eventos, aquecendo, assim, o setor de serviços, como bares, hotéis, restaurantes e táxis. Dessa forma, haverá geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

Compartilhar

Link curto:

Copie o código de incorporação abaixo e cole em sua página.


Localização

Estádio Mané Garrincha
Setor de Recreação Pública Norte, Brasília, DF
Javascript é requerido para ver esse mapa
sfy39587p00